Jequiá recebe unidade de saúde no povoado Ponta de Pedras

Publicado em: 02/10/2014 10:00

Whatsapp

 

O prefeito Marcelo Beltrão, acompanhado do governador Teotonio Vilela, secretários estaduais e municipais de saúde inauguraram, na manhã desta quarta-feira (1), a Unidade Básica de Saúde Maria Nicéias da Conceição (Maria Timóteo), no Povoado Ponta de Pedras, Região Lagunar de Jequiá da Praia.

A nova Unidade de Saúde vai beneficiar aproximadamente 500 famílias com atendimentos das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que conta com médico, dentista e enfermeiro; dos profissionais do Nasf, com atendimentos em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e nutricionista. Além disso, a população também será beneficiada com atendimentos com ginecologista, pediatra, cardiologista, dermatologista, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta de exames e entrega de medicamentos aos pacientes atendidos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, a Unidade de Saúde será a primeira completamente informatizada, com prontuários eletrônicos, além de disponibilizar serviços antes nunca oferecidos na região. “Vamos informatizar toda a unidade. Os equipamentos já estão instalados e em breve, com a instalação da antena de internet, teremos os controle de entrega de medicamentos e todos os prontuários eletrônicos. Os moradores de Ponta de Pedra e Região terão nesta unidade coleta de exames, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e já sairão das consultas com os medicamentos necessários. Quando as forças do governo se juntam, a saúde dá certo”, disse Pedro Madeiro.

O prefeito Marcelo Beltrão comemorou a entrega da Unidade de Saúde e destacou o benefício para a população. “A USB Maria Niceias da Conceição é uma conquista de todos os moradores do Povoado Ponta de Pedras e região. Agora eles não vão mais precisar ir até o Centro da cidade para serem atendidos. Basta atravessar a rua. Além de Ponta de Pedra, estamos construindo mais três unidades de saúde e reformando outras. Acredito que estamos transformando a saúde de Jequiá da Praia em uma das melhores do estado”, declarou o prefeito Marcelo Beltrão.

O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Saúde, Jorge Vilas Boas, parabenizaram a gestão municipal e a comunidade. “Feliz do município que tem um prefeito como Marcelo Beltrão, que se preocupa com seu município”, elogiou o governador.

“Uma Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para todos os atendimentos e tratamento. Todos os municípios deveriam fazer como Jequiá da Praia, que está estruturando e dando qualidade para os usuários da saúde em Jequiá da Praia”, disse o secretário Jorge Vilas Boas.

Com uma estrutura ampla e moderna, a nova Unidade Básica de Saúde de Ponta de Pedra conta com sala de nebulização e triagem, sala de vacina, farmácia, consultórios odontológico e médicos, sala de enfermagem, de curativos, de esterilização, lavagem e descontaminação, copa, banheiros, sala de reuniões e uma ampla recepção.

“A Unidade está muito bonita. Eu pensei que nunca chegaria um posto de saúde aqui, mas graças a Deus e ao prefeito Marcelo Beltrão, hoje se eu precisar de um remédio ou passar mal, só preciso atravessar a rua”, comemorou dona Josefa da Conceição, moradora do Povoado Ponta de Pedras.

Participaram também da solenidade de inauguração o vice-prefeito José Luiz Coutinho, os secretários municipais Isaque Rodrigues (Obras), Domício Junior (Assistência Social), Mateus Gonzales (Meio Ambiente), Ricardo Curvello (Eventos); Cesar Junior (Administração), Maria Cristina (Educação) e Maria Lúcia Sarmento (Aquicultura). Estiveram presentes também os vereadores Edileuza Vasconcelos (PTB), Salomão Barbosa (PSD), Sérgio Cursino (PV), Genivaldo Davi (PTB), Benedito Felizardo (PP), Cialex Azarias (PSDB) e Manoel Carvalho (PTB).