Junqueiro realiza ações de saúde do trabalhador

Publicado em: 21/10/2014 10:00

Whatsapp

 

Em conformidade com o Ministério da Saúde, as ações de Saúde do Trabalhador são fundamentadas nos princípios do Sistema Único de Saúde e consideram as relações produção-consumo, ambiente e saúde como determinantes do processo saúde/doença, para a organização do cuidado da saúde dos trabalhadores. A atenção integral à saúde dos trabalhadores abrange as ações de promoção e proteção da saúde, de vigilância e de assistência incluindo a reabilitação. 

Devido a preocupação em implantar políticas de valorização para os trabalhadores, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde e da Coordenação de Enfermagem da unidade mista nossa senhora das graças ofertou na manhã da última quinta-feira dia 09 de outubro, uma importante ação em saúde do trabalhador. 

A atividade realizada foi de sensibilização sobre os riscos das hepatites virais onde fez parte da programação a realização do teste rápido das Hepatites B e C. Esta ação foi direcionada para os auxiliares de serviços gerais da unidade mista nossa senhora das graças que são profissionais de saúde  que estão no grupo de risco, porque também lidam com sangue rotineiramente. 

O objetivo dessa ação foi sensibilizar os profissionais de saúde e sobre a importância da prevenção e da ampliação do acesso à vacinação contra hepatite B, além da realização do teste rápido da hepatite B e C. De acordo com a coordenadora de Vigilância em saúde do Trabalhador do município, a enfermeira Adélia Bezerra, “o Teste Rápido é muito simples, ágil, seguro, com apenas uma gota de sangue, é possível detectar a doença e o resultado sai em 30 minutos”. 

Estiveram também envolvidas diretamente na ação as enfermeiras que realizaram o Teste Rápido, a Djaci Jacinto e Magda Sayonara, além da equipe de apoio, a enfermeira,Patrícia Diniz, diretora administrativa da UMNSG, coordenadora de enfermagem, Lays Vidal, a psicóloga Fabiana Leandro e a Assistente Social Márcia Ferreira, coordenadora do setor de higienização.