Notícias

Igaci apresenta experiência exitosa com a logística de medicamentos

Publicado em: 26/04/2017 22:59 - Categoria: Administração
Igaci apresenta experiência exitosa com a logística de medicamentos
Em reunião com os representantes dos municípios consorciados e convenentes ao Conisul, o coordenador farmacêutico de Igaci, Wagner Silva dos Santos, apresentou a logística de medicamentos que é referência de tecnologia em saúde. O exemplo do município foi destaque no site da Folha de São Paulo. A apresentação aconteceu durante a segunda reunião trimestral dos farmacêuticos, nesta terça-feira (25), no auditório do Conselho Federal de Farmácia em Maceió.

Segundo Wagner, apenas após a regularização da compra de medicamentos através do Conisul foi possível investir em outros setores para melhorar o sistema de saúde. “Passamos a economizar cerca de 32% na compra de medicamentos, o que possibilitou o investimento da verba em outros serviços, como a informatização da implantação do hórus”, afirmou Wagner.

A implantação do Hórus Cidadão permitiu ao município um controle maior da distribuição de medicamentos, reduzindo o desperdício e desvios em mais de 20%. O sistema permite ao usuário saber qual farmácia está mais próxima da sua para casa para agendar a retirada do seu remédio.

“Tínhamos muitos problemas com o alto preço dos produtos, dificuldades administrativas para o fluxo dos processos, atrasos nos pagamentos dos fornecedores, aumento do tempo de reposição e quebra de estoque. Mas com três pontos conseguimos mudar a realidade da assistência farmacêutica, foram eles: a regularização das compras dos medicamentos, aderindo ao Conisul, a informatização para a gestão do sistema e a alteração da logística”, explicou Wagner.

Amanda Martins, Coordenadora de Gestão de Contratos, afirmou que exemplos como de Igaci serão sempre destacados nas reuniões dos farmacêuticos. “Queremos incentivar e estimular ações como essas. O Conisul se orgulha em fazer parte dessa história”, afirmou.
leia também