Notícias

Conisul e IMA debatem gestão de resíduos sólidos na Região Sul

Publicado em: 04/10/2017 13:52 - Categoria: Administração
Conisul e IMA debatem gestão de resíduos sólidos na Região Sul

Na última segunda-feira, 02, a presidente e o vice do Consórcio, Pauline Pereira e Marcius Beltrão, acompanhados do superintendente, Pedro Madeiro, participaram de reunião com o diretor do Instituto de Meio Ambiente, Gustavo Lopes, para tratar da política intermunicipal de gestão de resíduos sólidos da Região Sul.

Na oportunidade, os gestores informaram ao órgão o processo de Parceria Público Privada para gestão dos resíduos dos municípios integrantes do Conisul. Marcius Beltrão explicou que a região terá um aterro e duas centrais de tratamento de resíduos.

Os prefeitos propuseram a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a recuperar as áreas degradadas pelos lixões. Uma nova reunião para tratar do assunto deve ser marcada, dessa vez com a presença do Ministério Público Estadual.    

“A partir do momento em que estivermos com a situação regularizada com o tratamento do lixo no aterro sanitário, os municípios farão a recuperação de todas as áreas degradadas. O governo federal entregou a responsabilidade toda aos municípios, que possuem pouca ou nenhuma condição de gestão dos resíduos. Por isso estamos buscando resolver o problema de forma conjunta”, explicou Beltrão. 

leia também