Notícias

Vice-presidente do Conisul apresenta estratégia de Consórcios no Diálogo Municipalista

Publicado em: 04/10/2017 14:19 - Categoria: Administração
Vice-presidente do Conisul apresenta estratégia de Consórcios no Diálogo Municipalista

O vice-presidente do Conisul, prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, ministrou palestra sobre a estratégia exitosa do Consórcio nesta terça-feira, 03, durante do encontro Diálogo Municipalista, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio das Associações dos Municípios Alagoanos (AMA) e Pernambucanos (AMUPE), realizado nos dias 02 e 03 de outubro, em Maragogi.

A apresentação da estratégia Consórcio Público como solução para o desenvolvimento regional foi proposta por Beltrão durante a organização prévia do cronograma do evento. O vice-presidente defendeu a entrada do tema devido à preocupação com a disposição final dos resíduos sólidos urbanos nos municípios alagoanos, especialmente os que tem potencial turístico.

O gestor reforçou que é necessário que a gestão pública municipal faça a sua gestão de forma regionalizada. Desde a compra compartilhada até a realização de roteiros turísticos, a integração regional é uma estratégia muito atraente para o visitante, que permanece mais tempo na região, fomentando a economia de todos os municípios pela exploração adequada de suas potencialidades.

“Fazer turismo com a cidade suja e o município sem qualquer condição de financiar soluções para o problema, no entanto, fica muito difícil. Por isso, ao se discutir turismo é preciso incluir o assunto da disposição final do lixo. Os municípios podem ter como proposta a realização de Parceria Público Privada para gestão de aterro, construção de áreas de transbordo e a operacionalização do destino final dos resíduos”, frisou o prefeito.     
leia também