Notícias

Presidente participa da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS

Publicado em: 31/10/2017 12:03 - Categoria: Administração
Presidente participa da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS

A presidente do Conisul, Pauline Pereira, acompanhada do superintendente, Pedro Madeiro, participaram, na noite desta segunda-feira (30), da abertura do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, realizado no Hotel Ritz em Maceió. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e dos secretários de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e de Vigilância em Saúde, Marco Fireman e Adeilson Loureiro, respectivamente.

O Fórum tem como objetivo discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), buscando promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios, especialmente no contexto da sua gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico.

Ricardo Barros, anunciou um investimento de R$ 3 milhões para a ampliação do parque tecnológico do Hospital do Açúcar. O ministro falou sobre a nova lista de medicamentos ofertados no SUS. Na próxima versão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), foram reincluídos itens indicados para a assistência hospitalar e oncológica, que estava fora da relação desde 2010. Além disso, a lista trará a disponibilidade de medicamentos por níveis de atenção e cuidado.

"Este é um evento importante de troca de conhecimento das estratégias do Ministério da Saúde para as diversas frentes que envolvem a política nacional de assistência farmacêutica, além do lançamento da nova Relação Nacional de Medicamentos (Rename), que traz o retorno de itens oncológicos, ampliando o leque de medicamentos e aumentando a possibilidade de tratamento a nossa população", frisou Pauline Pereira.

O evento contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”. Estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Christian Teixeira, o secretário de saúde de Maceió, Tomaz Nonô, a presidente do Conselho de Secretários de Saúde, Izabelle Alcântara, o deputado federal Arthur Lira, entre outras autoridades.   

 

 

 

leia também