Sete Municípios do Conisul atingem as melhores notas do IDEB em Alagoas

Publicado em: 03/09/2018 20:19 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Os municípios de Coruripe, Jequiá da Praia, Teotônio Vilela, Roteiro, Campo Alegre, Junqueiro e Feliz Deserto atingiram as melhores notas na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta segunda-feira (3), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação é referente aos anos iniciais e finais.

Com isso, a média estadual geral saiu de 4.7 em 2015 para 5.2 em 2017, sendo a nota 4.9 nos anos iniciais e 3.9 nos finais, colocando Alagoas na 19ª e 20º posição em relação aos demais estados brasileiros, respectivamente. Apesar da colocação ainda distante dos primeiros lugares, o estado atingiu a meta estabelecida pelo Ideb no que se refere aos anos finais. A pesquisa envolve escolas públicas (municipal, estadual e federal) e privadas.

Projeto Melhoria da Educação pretende transformar os indicadores até 2021

Em junho deste ano, os prefeitos dos 17 municípios consorciados assinaram a adesão ao projeto Melhoria da Educação, iniciativa Financiada pela Fundação Itaú Social e desenvolvida pela Oficina Municipal. O projeto tem como principais objetivos fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação. 

As atividades previstas possibilitarão a participação de prefeitos, dirigentes municipais de educação e suas equipes e a equipe do consórcio em um processo de formação que se concretiza através de algumas estratégias que vão de desenvolvimento de um planejamento de curto prazo a partir da realização de um diagnóstico da educação municipal, a construção de instâncias de troca de experiências até a ação coletiva no nível regional.

O diretor da Oficina Municipal, Gustavo Santos, reforça que o regime de cooperação e troca de experiências dentro do consórcio intermunicipal é um diferencial do Programa Melhoria da Educação. “O objetivo é ampliar a autonomia dos municípios principalmente pelo embasamento teórico-prático das equipes gestoras da educação municipal e pela criação de uma institucionalidade intermunicipal própria, que apoie os municípios participantes do consórcio em diversos aspectos das políticas de Educação”.