Municípios do Conisul avançam mais de 60% no Programa de Melhoria da Atenção Básica

Publicado em: 10/09/2018 19:57 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Entre os 17 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – Conisul, 14 registraram avanços significativos nos indicadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). No resultado divulgado pelo Departamento da Atenção Básica (DAB), do Ministério da Saúde, a média geral do estado aumentou em 17,21%, enquanto entre os municípios consorciados o crescimento foi de 66.91%.

A presidente do Conisul, Pauline Pereira, faz um resumo da conquista para a Região Sul. “É fruto de um trabalho regionalizado, focado no atendimento ao cidadão, que desde a implantação do Consórcio passou a contar com as farmácias abastecidas e a garantia da continuidade nos tratamentos médicos, além dos serviços de saúde, o que permite a ampliação das investigações clínicas e assertividade nos diagnósticos. Comemoramos esse feito na certeza de seguir avançando”, disse.    

Esse aumento representa incremento financeiro bastante significativo, destinado a incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população do território. O PMAQ propõe um bloco de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. Neste 3º ciclo, inclui a participação das equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas.