Superintendente participa de workshop sobre Cooperação Regional e Boas Práticas no Brasil

Publicado em: 12/09/2018 17:53 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

O superintendente do Conisul participa, nesta quarta-feira (12), em São Paulo, do workshop Consórcios Intermunicipais e Cooperação Regional Boas Práticas no Brasil, evento organizado pela Oficina Municipal com a Fundação Konrad Adenauer (Konrad Adenauer Stiftung – KAS) no Brasil.

Pedro Madeiro apresenta a experiência do Consórcio dentro do painel experiência de compras consorciadas nas áreas de saúde e educação. O gestor detalha a evolução dos processos de compras de medicamentos, materiais hospitalares, odontológicos, além de outros itens como material elétrico e de informática. Madeiro destaca a importância do investimento em tecnologia para criação de sistemas que facilitem os processos, desde a compra até a prestação de contas.   

A proposta do encontro é fomentar o desenvolvimento de novos consórcios intermunicipais e o apoio à capacitação das Câmaras Técnicas, auxiliando a institucionalização das instâncias regionais de gestão de políticas públicas, sendo esta a rota ideal para garantir o apoio aos processos de descentralização previstos na Constituição Federal brasileira.

O workshop é uma inciativa do calendário anual subsidiado pela KAS, fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a KAS buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal e regional.

O encontro ajuda a compreender os principais resultados obtidos pelos programas de fortalecimento e apoio aos consórcios intermunicipais parceiros da KAS e da OM. Os participantes também auxiliam na escolha dos temas, na definição dos capítulos e na escolha de autores para a construção do livro “Consórcios Intermunicipais e Cooperação Regional – Boas Práticas no Brasil”.