Conisul participa do IV Encontro Nacional da Educação em Curitiba/PR

Publicado em: 27/09/2019 13:45 | Fonte/Agência: Ascom com Assessoria

Whatsapp

 

Conisul participa do IV Encontro Nacional da Educação em Curitiba/PR

Pela primeira vez, no evento deste ano, houve a união de duas redes: a rede de consórcios e a rede de arranjos

A prefeita do município de Campo Alegre e ex-presidente do Conisul, Pauline Pereira, representa o Consórcio no IV Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, evento que acontece até esta sexta (27) no Teatro Positivo, na cidade de Curitiba/PR. Além da prefeita, representam o estado as secretárias de Educação dos municípios da Barra de São Miguel e Junqueiro, Neuza Calheiros e Estela Celina, respectivamente, e o técnico Louristel Erlan.

O evento concentra os municípios que se organizaram em consórcios ou arranjos de desenvolvimento da educação de todo Brasil. A proposta é reunir líderes de arranjos e consórcios que compõem a Rede, além de outras iniciativas de ações conjuntas na Educação, para que se conheçam, troquem experiências e percebam que podem aprender cada vez mais uns com os outros.

“Pela primeira vez, no evento deste ano, houve a união de duas redes: a rede de consórcios e a rede de arranjos. Com o apoio de duas instituições específicas – Itaú Social, grande apoiador de consórcios, e Instituto Positivo, grande mobilizador e apoiador de arranjos no Brasil -, pensou-se na união dessas duas redes. Porque apesar de os secretários de Educação estarem organizados de maneiras distintas, em arranjos ou consórcios, o trabalho, em geral, é o mesmo. Todos eles têm o mesmo propósito: trabalhar pela melhoria da qualidade da Educação”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

No 4o Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação foram apresentados oito arranjos, sete consórcios e outras sete iniciativas que não fazem parte da Rede, mas também buscam formação e atuação conjunta para o desenvolvimento da Educação.

“Com o projeto iniciado em 2017, o Conisul já conseguiu desde então obter maior esclarecimento sobre a implementação das políticas educacionais, desconto médio de 30% do valor de mercado na aquisição dos kits escolares, comprados por meio de pregão eletrônico e o despertar para olhar regionalizado e o fomento de projetos no segmento”, destacou Pauline Pereira.