Comissão analisa e define novo elenco de medicamentos para 2020

Publicado em: 21/10/2019 13:04 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Nesta sexta (18), esteve reunida no Consórcio a comissão para planejamento das compras públicas compartilhadas do Conisul. A reunião teve como objetivo o planejamento do elenco de medicamentos para os 52 municípios, a discussão da qualidade do elenco atual, exclusão e atualização da lista para 2020.

Previamente ao encontro, o setor de gestão de contratos notificou todos os municípios para enviarem suas sugestões de inclusão de itens, contando com o retorno de apenas três deles. Entre os critérios de exclusão dos itens, foram removidos da lista os medicamentos em que a demanda informada foi muito acima no consumo real.

“Tivemos diversas situações onde a demanda anual informada foi consideravelmente superior aos pedidos realizados no decorrer de 2019, a exemplificar as estimativas com 1 milhão de quantitativo e apenas 200 mil serem solicitados”, explica Amanda Martins, coordenadora do setor.

A Comissão também objetivou com a análise do elenco promover o uso racional dos medicamentos. “Usamos esse fator importante como um critério na redução do elenco, muito mais enxuto e mais coerente com a realidade de todos os municípios”, completou.

Cabe destacar que todos os itens retirados do elenco (pelos motivos expostos) serão divulgados para os municípios, afim de que possam se programar quanto a nova lista.